Cursos

I Seminário "O tupi antigo e as línguas gerais na formação da civilização brasileira."

I SEMINÁRIO "O TUPI ANTIGO E AS LÍNGUAS GERAIS NA FORMAÇÃO DA CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA."

Dias 27 e 28 de junho no prédio das Letras na sala 107, das 11h:45 às 18h:00. FFLCH – USP
PALESTRA DE ABERTURA: PROF. ALFREDO BOSI.
Professor emérito de Literatura Brasileira da FFLCH-USP

O tupi antigo foi a língua mais usada na costa do Brasil no século XVI. No século XVII ele daria origem a línguas gerais. Estas foram, por séculos, as línguas da maioria dos membros do sistema colonial brasileiro, de índios, negros africanos e europeus, contribuindo para a unidade política do nosso país. Legaram à língua portuguesa do Brasil milhares de termos, nomearam milhares de lugares em nosso território, penetraram em nossa literatura colonial, no Romantismo, no Modernismo, foram a referência fundamental de todos os que quiseram afirmar a identidade cultural do Brasil. O seminário tratará dessas questões de grande importância para todos nós.

Comissão Organizadora:

Coordenador:
Prof. Dr. Eduardo de Almeida Navarro
Vice-presidente do Centro Ángel Rama

Prof. Antonio Fernandes Góes Neto (Mestrando)
Prof. Rodrigo Saint'Ana Brucoli (Mestrando)
Profª. Juliana Flávia de Assis Lourenção Campoi (Mestranda)
Prof. Renato da Silva Fonseca (Graduando)
Prof. João Paulo Ribeiro (Graduando)

Realização:
Centro Ángel Rama
Área de línguas indígenas do Brasil.
Coordenadora: Profa. Dra. Patricia de Jesus Carvalhinhos

DLCV - Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas
FFLCH-USP

Apoio:

I Seminário “O TUPI ANTIGO E AS LÍNGUAS GERAIS NA FORMAÇÃO DA CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA” destina-se, fundamentalmente, aos alunos de graduação da FFLCH da USP, que deverão apresentar a maior parte das comunicações orais, inscrevendo-se nas mesas temáticas propostas.

Data: 27 e 28 de junho

Local: sala 107 das Letras

Horário: das 11h45 às 18h00

Apoio e realização: Pró-reitoria de Graduação da USP e Centro Ángel Rama (da FFLCH – USP)

Aos alunos que assistirem às comunicações e palestras será oferecido um certificado pelo Centro Ángel Rama e aumentada a sua nota final nas disciplinas TUPI I e TUPI III. Os trabalhos dos que apresentarem comunicações serão publicados em livro.

QUINTA-FEIRA, 27 DE JUNHO
12h00 Palestra de abertura
Prof. Dr. Alfredo Bosi

13h00 – Almoço