ALIARNE

(Obs: Conteúdo em construção)

O ALIARNE - Apoio Linguístico ao Rio Negro - é o grupo da Área de Línguas Indígenas do DLCV da FFLCH que tem por objetivo promover discussões e realizar pesquisas sobre projetos destinados ao ambiente linguístico indígena da bacia do Rio Negro no estado do Amazonas, que tem seu principal município o de São Gabriel da Cachoeira. Busca também dar auxílio ao desenvolvimento daqueles projetos.
São Gabriel da Cachoeira possui cerca de 23 povos indígenas, constituindo um município com uma das maiores diversidades linguísticas da América Latina. A lei 145/2002, aprovada no dia 22/11/2002, elevou 3 línguas faladas na região (baniwa, nheengatu e tukano) à categoria de idiomas co-oficiais daquele município, ao lado da língua portuguesa.
O ALIARNE é composto por alunos e pesquisadores de diferentes áreas dos cursos de Letras da USP, dentre outros.
Entre os futuros projetos do grupo podemos citar alguns de maior destaque, como os que visam ao estudo das três línguas co-oficiais do município de São Gabriel da Cachoeira, ao apoio às políticas linguísticas voltadas para sua revitalização, à produção de material didático para as escolas indígenas da região e à tradução e publicação de materiais diversos (contos, mitos, obras literárias etc.).
O ALIARNE não se tem limitado a trabalhar com a questão indígena no norte do país, mas tem voltado seus olhos também para o Sudeste, precisamente para São Paulo, estado no qual se originou.